sábado, 23 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 24/05/2012

BALANCCAPIXAB24/05/2012
Ministério confirma envio de força tarefa ao ES para ajudar em investigação de fraude em Kennedy
Divulgação
O Ministério da Justiça confirmou o envio de uma "Força Tarefa" especial ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo para auxiliar a Justiça e o Ministério Público Estadual na apuração dos fatos ocorridos durante a Operação Lee Oswald, realizada na última quinta-feira (19), que teve por objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo. Na ação, foram presos o prefeito do município de Presidente Kennedy, Reginaldo dos Santos Quinta, além de outras 27 pessoas.
Em suas justificativas para pedir ajuda federal, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls, alegou que o teor das denúncias do inquérito demonstra a caracterização de crime de “quadrilha ou bando”, e até mesmo de uma organização criminosa com atuação diversificada e ramificada em diversos municípios do Espírito Santo, além de outros Estados da Federação. >>>Leia mais
Força-tarefa da PF ‘muda’ de nome, mas investigações de fraudes estão asseguradas 
A confirmação da atuação da Polícia Federal nas investigações sobre as suspeitas de fraudes em prefeituras capixabas e no governo passado garante os efeitos da decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, nos autos da “Operação Lee Oswald”. Apesar de não ter recebido a alcunha de “força-tarefa”, como havia sido solicitada por Pedro Valls, a participação dos agentes federais nas apurações, em pelo menos 15 municípios do Estado, é considerada como certa nos meios jurídicos.
Em nota divulgada à imprensa, no início da noite dessa quarta-feira (23), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informa que determinou ao diretor-geral da Polícia Federal que coloque a Superintendência da PF no Estado à disposição do Ministério Público Estadual (MPES), após audiência com o chefe do Judiciário capixaba.
A manifestação foi avaliada como uma forma de pressionar a cúpula da instituição para que avance nas denúncias em outras prefeituras, além de Presidente Kennedy – alvo da mais recente operação policial.  >>>Leia mais
Base teme que denúncias contra Hartung manchem imagem do PT
O PT de Vitória segue na expectativa do encontro em que os 185 delegados do partido vão decidir o futuro da sigla na eleição deste ano. Em debate estarão dois caminhos a seguir: se haverá candidatura própria, com a deputada federal Iriny Lopes, ou se o partido recua em favor da candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). 
Mas enquanto a cúpula do partido debate qual a decisão a ser tomada, uma crescente preocupação toma conta da base com relação à imagem do partido deixar o apoio a Iriny Lopes e sua ligação com o governo federal para apoiar um palanque que corre risco de sofrer um revés no meio do processo eleitoral. 
Se o PT decidir apoiar o palanque de Hartung, questiona parte da militância, o partido corre o risco de dividir o ônus do desgaste do ex-governador, dependendo do rumo dos desdobramentos da “Operação Lee Oswald”, que apurou uma série de irregularidades em contratos com prefeituras, irregularidades essas que chegam ao governo de Hartung.  >>>Leia mais
Eleitor de Linhares vive instabilidade política às vésperas das eleições municipais 
Faltando cinco meses para as eleições, o eleitor de Linhares vive um momento de instabilidade política que pode mudar os rumos do processo eleitoral no município. Isso porque os dois candidatos favoritos na disputa para a prefeitura podem ficar fora do pleito por decisão judicial. Esse movimento pode colocar um ponto final em um revezamento que já dura duas décadas na municipalidade. 

O caso mais grave é o de José Carlos Elias (PTB), que foi condenado em primeira instância, o que não o tiraria do páreo, mas como sua defesa não pagou as custas do recurso, o processo tramitou em julgado e ele teve os direitos políticos cassados por oito anos. Elias não cogita ficar fora da eleição, mas como a situação é muito difícil de ser revertida, a ideia é que o PTB busque um nome alternativo. 
O mais apropriado seria a ex-secretaria de Ação Social da administração de Elias, Eliana Dadalto, que em 2010 disputou a eleição para deputada federal, fazendo dobradinha com Elias, ser indicada para a disputa. Afinal, ela recebeu 14.435 mil votos em Linhares. Em 2011, porém ela migrou para o PTC e se aproximou mais de Nozinho Correia (PDT). Por isso, o partido precisaria buscar outro nome de identificação com Elias para tentar a transferência de votos.  >>>Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário