sexta-feira, 22 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 03/05/2012

BALANCCAPIXAB03/05/2012
"Memórias de uma Guerra Suja": Cláudio Guerra aumenta mas não inventa

O livro "Memórias de uma Guerra Suja", lançado pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros traz 
uma coletânea de depoimentos do ex-delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Cláudio Guerra. 
Entre as revelações, o delegado diz que corpos de militantes políticos mortos pela ditadura militar em São Paulo e no Rio de Janeiro foram incinerados em uma usina de cana em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, nos anos 1970 e 1980. 
Segundo Guerra, dez corpos de militantes que atuaram nos anos de chumbo foram levados para a Usina Cambahyba, que pertencia ao ex-vice governador do Rio, Heli Ribeiro Gomes. 
A ministra-chefe da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou nesta quinta-feira, por meio de sua assessoria, que a Comissão da Verdade deverá apurar o relato. 
De acordo com informações publicadas no jornal O Globo, o Ministério Público Federal já investiga quatro das mortes relatadas no livro por Cláudio Guerra. Segundo o ex-delegado do DOPS, o líder comunista David Capistrano foi um dos militantes incinerados na usina de Heli. As informações de Guerra batem com as do MPF. 
‘Memórias de uma Guerra Suja’ (Editora Topbooks) chega às livrarias neste sábado. Na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff recebeu um exemplar e já teria lido a obra. O livro é escrito com base em uma série de entrevistas feitas pelos jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros com o ex-delegado Cláudio Guerra, figura conhecida do crime organizado capixaba.>>>Leia mais 
Prefeito interino de Kennedy mantém aliados de Quinta e pressiona gestão

Apesar da repercussão em torno dos episódios de corrupção flagrados durante a “Operação Lee Oswald”, o prefeito interino de Presidente Kennedy, Jardeci de Oliveira Terra (PMDB) manteve aliados do prefeito afastado Reginaldo Quinta (PTB) – preso desde o último dia 19 sob acusação de chefiar a quadrilha instalada do município – em posições estratégicas. Todos os sete novos secretários nomeados têm relação direta com a administração e com o sistema político do petebista.
Os nomes confirmados nessa quarta-feira (2) reforçam as conversas nos bastidores que relacionam a passagem de Jardeci Terra – vereador mais antigo – à continuidade do arranjo político de Quinta. Foram escolhidas pessoas que atuavam diretamente na administração ou faziam parte do arranjo político do petebista, além de parentes de um vereador do município apontada como cúmplice do esquema de Quinta, de acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPES).>>>Leia mais 
Iriny tenta manter candidatura, mas grupo de Coser pressiona diretório municipal

O grupo que apoia a candidatura da deputada federal Iriny Lopes à prefeitura de Vitória tenta um contra-ataque à investida do grupo do prefeito João Coser, que tenta, mais uma vez, forçar o recuo do palanque petista em apoio ao nome do ex-governador Paulo Hartung. O grupo quer que seja marcado o encontro do regional para pôr um ponto final na história.
A reação do grupo, porém, encontra dificuldade na mudança de postura de um dos principais aliados da candidatura própria: o diretório municipal.  Desde o início do processo eleitoral na Capital, o PT de Vitória foi um dos pontos fortes da candidatura da deputada, contra os caciques do partido que tentam levar o PT para o palanque ainda não confirmado do ex-governador Paulo Hartung.
Mas, os últimos movimentos mostram que o diretório estaria fraquejando nessa posição, devido à pressão do grupo do prefeito João Coser. O secretário de Turismo do Estado Alexandre Passos – que apesar de ser de uma corrente diferente de Coser, também faz parte do grupo do prefeito – seria o novo agente designado para fomentar a ideia de que o partido deve recuar da candidatura própria. A justificativa apresentada pelo grupo para tentar desestimular a candidatura de Iriny é, no mínimo, imprecisa.>>>Leia mais 
Novo procurador de Justiça elege atuação finalística como prioridade da gestão

Os primeiros atos do novo procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, empossado no cargo nessa quarta-feira (2), priorizaram a atuação finalística do Ministério Público Estadual (MPES). Ainda sob reflexos das recentes operações policiais de combate à corrupção que tiveram a participação da instituição, Pontes formalizou a criação de grupos de trabalhos para o combate ao crime organizado e de persecução penal nos crimes contra a vida.
De acordo com os atos normativos publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (3), o Ministério Público capixaba ganhará dois novos grupos especiais – o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), já anunciado anteriormente, e o Grupo Especial de Trabalho em Persecução Penal dos Crimes Dolosos contra a Vida e de Auxílio aos Promotores de Justiça das Varas Criminais do Tribunal do Júri (Getpej).
As duas iniciativas vão ao encontro das promessas feitas pelo novo chefe da instituição que pretende iniciar uma “nova trajetória de compromisso institucional e social”. Os dois novos grupos serão vinculados à Procuradoria Geral de Justiça e atuam de forma autônoma entre si. A única exceção serão os casos de crimes contra a vida que necessitaram do apoio operacional do Gaeco.>>>Leia mais 
‘Memórias de uma Guerra suja’ reabre porões dos crimes da ditadura militar

É grande a repercussão do livro “Memórias de uma guerra suja”, dos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto. Nas últimas 24 horas, as revelações do ex-delegado do DOPS, Cláudio Guerra, foram tema das principais publicações do País e já começaram a gerar polêmica. A edição do jornal O Globo, desta quinta-feira (3), traz uma matéria de meia página sobre o livro.
O jornal carioca dá destaque à informação revelada pelo ex-delegado, hoje pastor da Assembleia de Deus, que afirma ter utilizado os fornos da Usina Cambahyba, em Campos, Rio de Janeiro, para incinerar corpos de militantes de esquerda. A usina, à época, era do ex-deputado federal e ex-vice-governador do Rio Heli Ribeiro Gomes, que morreu em 1992, antes de a usina ser fechada.
Nas instalações de Heli, que era amigo de Cláudio Guerra, teriam sido incinerados pelo menos 10 corpos de militantes políticos de esquerda. Guerra afirma no livro que não tomou a decisão e usar os fornos da usina sozinho. Ele conta que antes levou ao local o coronel da Cavalaria do Exército Freddie Perdigão Pereira, que trabalhava para o Serviço Nacional de Informação (SNI), e o comandante da Marinha Antônio Vieira, que atuava que atuava no Centro de Informação da Marinha (Cenimar). Os dois aprovaram a ideia e passaram a usar o local para “sumir com os corpos”, uma vez que os “cemitérios” utilizados até então começavam a levantar suspeitas. >>>Leia mais 
Novo ministro do Trabalho de Dilma é casado com uma capixaba

Os três deputados federais do PDT capixaba, Sueli Vidigal, Carlos Manato e Dr. Jorge Silva, acompanharam na manhã desta quinta-feira a posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT). 
Em seu discurso, Brizola Neto fez elogios ao governo da presidenta Dilma e de seu antecessor, o ex-presidente Lula. Ele também lembrou a memória do avô, o pedetista Leonel Brizola. 
A deputada Sueli Vidigal PDT-ES) destacou a juventude, e a militância política do novo ministro. 
"A minha expectativa é a melhor possível. O nosso colega Brizola Neto, apesar de ser jovem na idade é um militante da política, que já tem uma bela história. O PDT aplaude a escolha da nossa presidenta", disse a deputada. 
Manato disse que Brizola Neto, apesar da pouca idade, possui uma história de sucesso na política. "Tenho uma boa relação com o ministro, ele é meu amigo. É uma pessoa que conhece os movimentos sindicais. Essa escolha é boa para o país, o Brasil ganha muito com Brizola Neto no Trabalho". >>>Leia mais 
Iriny tenta manter candidatura, mas grupo de Coser pressiona diretório municipal 

O grupo que apóia a candidatura da deputada federal Iriny Lopes à prefeitura de Vitória tenta um contra-ataque à investida do grupo do prefeito João Coser, que tenta, mais uma vez, forçar o recuo do palanque petista em apoio ao nome do ex-governador Paulo Hartung. O grupo quer que seja marcado o encontro do regional para pôr um ponto final na história.
A reação do grupo, porém, encontra dificuldade na mudança de postura de um dos principais aliados da candidatura própria: o diretório municipal.  Desde o início do processo eleitoral na Capital, o PT de Vitória foi um dos pontos fortes da candidatura da deputada, contra os caciques do partido que tentam levar o PT para o palanque ainda não confirmado do ex-governador Paulo Hartung. 
Mas, os últimos movimentos mostram que o diretório estaria fraquejando nessa posição, devido à pressão do grupo do prefeito João Coser. O secretário de Turismo do Estado Alexandre Passos – que apesar de ser de uma corrente diferente de Coser, também faz parte do grupo do prefeito – seria o novo agente designado para fomentar a ideia de que o partido deve recuar da candidatura própria. A justificativa apresentada pelo grupo para tentar desestimular a candidatura de Iriny é, no mínimo, imprecisa. >>>Leia mais 
Senador disponibiliza em seu site contratos firmados pela Delta
O Governo do Estado do Espírito Santo promoveu, entre 2004 e 2011, um total de 92 obras de melhorias de infra-estrutura em 50 municípios capixabas, dentro do Programa Caminhos do Campo, da Secretaria de Agricultura. 
Na época o titular da pasta era o vice governador, Ricardo Ferraço, hoje senador, e membro da CPMI que investiga operações da Delta no país.
Todos os contratos dos trechos licitados, na modalidade concorrência pública, foram realizados por empresas que apresentaram menor preço, segundo informa a assessoria do senador.
Foram 664,071 quilômetros licitados e concluídos, por um valor total de R$ 207.164.053,41. Participaram das licitações 36 empresas, a um custo médio de R$ 311.962,05 por quilômetro.
De acordo com dados do Governo do Estado, a Delta Construções S/A ganhou, pelo menor preço, treze das 92 concorrências a um custo médio de R$ 238.058,98 por quilômetro.
"Com a participação da Delta, portanto, o preço médio por quilômetro foi inferior ao do total do Programa.", diz o texto do blog do senador.
O blog publicou a planilha com a relação das 92 obras executadas dentro do Programa Caminhos do Campo, relação das empresas participantes, a descrição dos 50 municípios e dos trechos onde foram realizadas, extensões e valores dos contratos.
O ES fechou ontem na Câmara Federal um acordo importante para garantir sua receita de royalties. >>>Leia mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário