sábado, 23 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 12/06/2012


BALANCCAPIXAB12/06/2012

Vila Velha: Hércules Silveira está no caminho de Neucimar Fraga e Max Filho
Em Vila Velha, lideranças do PT e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) examinam uma chapa para a prefeitura que tanto pode ter o próprio Hércules ou o vereador João Batista Babá (PT). Mas para Hércules consolidar a sua candidatura necessita da maioria no diretório do seu partido no município. Ele precisa também que o partido também quite as dívidas de campanha da eleição anterior a prefeito, vencida por Neucimar Fraga (PR).
Hércules vem figurando como favorito nas pesquisas até agora feitas para mediar a cotação dos pré-candidatos. Caso não possa disputar, pelas razões anteriormente expostas, sua preferência é o candidato Babá, do PT, partido com o qual o peemedebista convive bem, desde da época em que foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores. >>>Leia mais
Sem clima em Vitória, Hartung deve se movimentar pelo interior do Estado
Após desistir de concorrer à prefeitura da Capital, a tendência é que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) se mantenha afastado da disputa em Vitória. Mesmo porque, dois dos principais candidatos que estão no páreo – Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSBD) – são próximos de Hartung. A neutralidade seria a posição mais cômoda para Hartung, que além de tudo está com baixa densidade para transferir apoio a quem quer que seja.
Sem espaço na Capital, o ex-governador deve começar a mexer as peças no tabuleiro eleitoral no interior do Estado. Entretanto, em alguns municípios, Hartung também não terá vida fácil. São Mateus, no norte do Estado, é um exemplo da dificuldade que o ex-governador terá para se movimentar entre os seus próprios seus aliados.

Em São Mateus, a tendência seria Hartung subir no palanque do atual prefeito Amadeu Boroto (PSB), mas uma reunião entre oito partidos – PMDB, PT, PSDC, PPS, PSDB, PTB, PP, PDT -, no último sábado (9), deu uma guinada no cenário político mateense, que se desenhava em torno de uma polarização entre duas tradicionais forças políticas: o próprio Boroto e Lauriano Zancanela (PMDB). >>>Leia mais
CNJ volta a cobrar informações do TJES sobre obras do novo Fórum de Vila Velha
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltou a acionar o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) em função das investigações na obra do Novo Fórum de Vila Velha, construído pela empresa carioca Delta Construções. Na última semana, o conselheiro Jefferson Kravchychyn deu prazo de 30 dias para que a cúpula do TJES envie para o órgão de controle todos os dados da contratação da Delta e da execução do serviço. Apesar de ter considerado que não houve superfaturamento, o CNJ apontou deficiências na gestão da obra.
De acordo com o despacho, o conselheiro aponta que o Tribunal de Justiça respondeu a dois dos três questionamentos feitos após o julgamento, realizado em fevereiro deste ano. No caso mais grave, que se refere à utilização de materiais inferiores previstos no projeto, o TJES enviou o parecer da Pretti Arquitetura e Engenharia Ltda – apontada como responsável técnica pela estrutura – que revisou o projeto estrutural da obra e constatou que não houve alterações que provocassem a necessidade de reforços na estrutura do prédio. >>>Leia mais
Desembargadores votam pela pena de advertência contra juiz Robson Albanez
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) começaram a julgar, nesta segunda-feira (11), um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz Robson Luiz Albanez, titular da 8ª Vara Cível de Vitória. O relator do caso, desembargador William Silva, votou pela pena de advertência contra o juiz acusado de prejudicar uma parte em disputa entre empresas de comércio exterior que tramitava na Vara.
O julgamento foi interrompido após o pedido de vista de Ney Batista Coutinho, quando o placar era de 11 votos a favor da punição contra nenhum voto favorável a Albanez. >>>Leia mais
PT, PSDB, PMDB, PPS e DEM se unem por prefeitura no Espírito Santo
Uma aliança política inusitada na eleição municipal deste ano foi firmada no extremo norte do ES, na cidade de São Mateus.
Lá o PT se uniu ao PSDB, ao PPS e ao DEM, para tentar derrotar o PSB que está no poder. Todos unidos em torno do candidato a prefeito do PMDB, o ex-deputado Paulo Roberto.

A vice é do PT, Jaciara que tem apoio de tucanos e comunistas, pedetistas e demistas. A união visa derrotar o atual prefeito Amadeu Boroto (PSB), aliado do governador Renato Casagrande (PSB).
As últimas pesquisas na região mostraram o deputado Jorge Silva (PDT), liderando a corrida contra o atual prefeito. Mas Silva desistiu de concorrer porque é deputado federal e deseja cumprir seu mandato.

Se fosse eleito, teria que abdicar de dois anos do mandato na Câmara federal. Silva foi o primeiro deputado federal eleito por São Mateus. >>>Leia mais
Relator dos royalties diz que seu parecer não vai gerar perdas para Rio e ES
O relator do projeto de lei (PL 2565/11) que trata da divisão dos royalties do petróleo, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), disse que já finalizou seu parecer sobre a proposta e espera apenas a definição do presidente da Câmara, Marco Maia, sobre a votação em Plenário para divulgar o texto.

Zarattini adiantou que o seu parecer não vai gerar perda de recursos para os estados do Rio e do ES. Apesar disso, segundo ele, a bancada do Rio é a única que não concorda com mudanças na distribuição dos contratos licitados e ameaça recorrer ao STF caso o texto seja aprovado.
“Todas as outras bancadas – inclusive a do Espírito Santo, que é um estado produtor – estão de acordo”, disse Zarattini. “Avançamos muito e temos condições de votar um projeto em que nenhum estado vai perder recursos.” Na primeira versão de seu parecer, entre outras medidas, Zarattini estabeleceu que os recursos dos royalties destinados à União seriam aplicados em ciência, tecnologia e defesa nacional. >>>Leia mais

Presidente do TJES abre remoção para vaga de juiz da nova Vara Anticorrupção
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, lançou, nesta terça-feira (12), o primeiro edital de remoção para o cargo de juiz da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual de Vitória, voltada exclusivamente para o julgamento de ações populares e de improbidade administrativa nos juízos da Grande Vitória. Apesar da designação de um novo titular, a vara permanecerá com uma força-tarefa de magistrados para atuar nos casos.>>>Leia mais
Instabilidade de Casagrande trava processo eleitoral e deixa candidatos do PSB amarrados
O PSB do governador Renato Casagrande, como não podia ser diferente, é a noiva mais desejada da maioria dos candidatos que disputam as eleições deste ano. Entretanto, as movimentações do governador, quase todas atabalhoadas, mostram que o “dono do partido” ainda não tem uma estratégia definida para entrar no jogo eleitoral.
A indefinição de Casagrande está deixando as lideranças do partido e principalmente os candidatos a prefeito à beira de um ataque de nervos. Ansiosos e com os prazos cada vez mais apertados, eles continuam à espera de um sinal verde do governador para deslanchar o processo eleitoral.
Embora Casagrande tenha dito que assumiria uma posição de neutralidade no processo eleitoral, justamente para não desagregar os 16 partidos que compõem a base de apoio do seu governo, na prática, o que se vê é um articulador afoito, que mais parece agir por improviso.>>>Leia mais
Presidente Kennedy: vereadores divergem e lançam dúvida sobre futuro da prefeitura
Quase dois meses após a deflagração da “Operação Lee Oswald”, a prefeitura de Presidente Kennedy vive uma situação oposta: o município que chegou a ficar uma semana sem comando após a prisão do prefeito afastado Reginaldo Quinta (PTB) tem agora dois pretendentes à cadeira. Nesta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores suspendeu a sessão que marcaria a posse no cargo do novo presidente da Casa, vereador José Carlos Barreto de Araújo (PSD). O atual ocupante, Jardecir Terra (PMDB), vereador mais antigo, não quer sair da cadeira.
Pela legislação, o presidente efetivo do Legislativo seria o sucessor natural de Quinta, que permanece preso desde a operação policial no dia 19 de maio. José Carlos Araújo chegou a anunciar a intenção de assumir o cargo, porém, o objetivo esbarra na resistência de Jardecir Terra. Empossado no último dia 26, o peemedebista quer ficar no cargo até a definição do futuro do município – já que o prefeito foi afastado pelos vereadores por 180 dias.>>>Leia mais
Justiça determina bloqueio dos bens de acusados de fraudes em Santa Leopoldina
O juiz da comarca de Santa Leopoldina, Carlos Ernesto Campostrini Machado, determinou a indisponibilidade dos bens de sete pessoas, entre elas o prefeito cassado Ronaldo Martins Prudêncio (PDT) e mais quatro empresas acusadas de participação nas fraudes em licitações desvendadas na “Operação Moeda de Troca”. Na sentença, o magistrado limita o bloqueio até R$ 80 mil. Um dos motivos da decisão é o risco de dilapidação do patrimônio devido ao atraso no julgamento da ação de improbidade.
De acordo com o juiz, o ex-prefeito está agindo dolosamente no desbaratamento de seu patrimônio. Desde o ajuizamento do processo, em fevereiro do ano passado, Prudêncio está se desfazendo de bens. Campostrini Machado cita na decisão uma fazenda da família que foi alienada a terceiros, como sustenta o Ministério Público Estadual (MPES) no pedido cautelar.>>>Leia mais
PT fecha coligação com PSD que torna candidata petista favorita em Piúma
A candidata do PT Fernanda Taylor deu um passo largo na corrida à prefeitura de Piúma. O anúncio da coligação entre PT e PSD pode ser o reforço que a candidata precisava para disputar com o candidato do prefeito Ricardo Costa (PR) os votos dos 14 mil eleitores do balneário sulista. 
Fernanda Taylor encabeçara a chapa que terá como vice Jadilson Marvila (PSD), atual vice-prefeito de Piúma. Marvila é detentor de um invejável capital eleitoral no município que, mais uma vez, poderá ser decisivo na eleição. É por isso que Marvila vinha sendo tão cortejado pelos partidos. O atual prefeito bem que tentou. Costa sonhava em contar com o apoio do vice para fortalecer a candidatura do atual secretário de Obras André Layber, também do PR, mas o PT chegou na frente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário