sábado, 23 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 06/06/2012


BALANCCAPIXAB06/06/2012

Alto tucanato vai ao ES prestigiar convenção que lançará Luiz Paulo prefeito


Vários deputados e senadores do PSDB deverão ir ao ES prestigiar o lançamento do ex-presidente do ITV -Instituto Teotônio Vilela - Luiz Paulo Velozo Lucas a prefeito de Vitória. É possível que Aécio Neves apareça. 
O ex-presidente do PSDB, deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (BA) foi o único que já confirmou presença na convenção tucana, no dia 23 de junho. Ele tem casa em Nova Guarapari. 
Jutahy Magalhães Jr. diz que vê com muita expectativa a candidatura de Luiz Paulo, que "foi uma pessoa que modernizou a administração da cidade, tem qualificação, reconhecimento nacional em relação à sua competência. Faço questão de estar lá no dia 23 participando dessa festa democrática, na esperança de Vitória ter novamente um grande prefeito", disse o deputado baiano. >>>Leia mais

No dia mundial do Meio Ambiente, quatro nascentes são destruídas em Cariacica/ES
CARIACICA - O Ministério Público do Espírito Santo – MPES é responsável pelo texto do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, que liberou o reinicio da obra embargada do Centro de Tratamento de Toxicômanos – CTT de Cariacica. 
Justo no dia mundial do Meio Ambiente, os orgãos públicas decretam a morte de quatro nascentes, num município marcado pelo descaso com o meio ambiente. 
A obra havia sido paralisada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), em dezembro do ano passado, por estar sendo feita sobre uma Área de Preservação Permanente - APP. 
A obra pode causar a destruição de quatro nascentes no Residencial de Vila Oásis, no bairro de Tucum, em Cariacica. O TAC, sem revisão, foi assinado pelo MPES, pelo IEMA – ES e pelo Município de Cariacica, no dia 9 de abril de 2012. 
Há indícios de que quando o escrevente fez o texto do MPES, naquele ato, era representado por uma Promotora de Justiça. Porém, por descuido, mantiveram no texto que o MPES era representado por uma promotora, mas o nome colocado no TAC foi do promotor Luiz Renato A. da Silveira. >>>Leia mais

Fim do Fundap vai desempregar mais de 7 mil servidores de prefeituras do ES
Mais de sete mil servidores de 60 prefeituras capixabas deverão perder o emprego em janeiro de 2013, quando os municípios deixarão de receber receitas provenientes do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias).
Isso vai ocorrer em função da redução de cerca de 10% na receita de cada município, devido a extinção do fundo. O ES é um estado com grande vocação para exportação. 
O alerta foi feito ontem em Brasília pelo presidente da Amunes (Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo) Elieser Rabello, que tenta conseguir compensações junto ao governo federal. 
Ele pediu a antecipação da receita de royalties do petróleo. Acompanhado da deputada federal Rose de Freritas (PMDB), o prefeito esteve reunido com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e dois assessores da Casa Civil. 
Rabello, que também é prefeito de Vargem Alta, diz que se o governo federal e o estadual não oferecerem compensações aos municípios, cada prefeitura será obrigada a demitir no mínimo 150 servidores, cada. >>>Leia mais

Líderes acatam parecer da Procuradoria e abrem prazo para defesa de Elias  
Como esperado, a reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa deliberou por acatar o parecer da Procuradoria da Casa, com base no artigo 55 da Constituição e abrirá prazo de 10 dias para que o deputado José Carlos Elias (PTB) apresente sua defesa à Mesa Diretora da Casa. O prazo passa a valer a partir da publicação no Diário do Legislativo, nesta segunda-feira (11). 
Enquanto não apresenta argumentações aos deputados, Elias, que não ficou até o final da reunião dos líderes, permanecerá no mandato. No mês passado, a Justiça de Linhares determinou a perda do mandato do deputado porque seu advogado não teria pago as custas de um recurso em ação na qual foi condenado em primeira instância. >>>Leia mais

Direção do PT agora prega unidade em torno da candidatura de Iriny Lopes 
O clima dentro do PT é de buscar unidade e de defesa da candidatura da deputada federal Iriny Lopes, mas internamente ficou um clima de desconforto no grupo que apoiava o recuo da parlamentar em favor do apoio ao palanque do ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Como Hartung retirou o nome da disputa, o grupo saiu enfraquecido e agora tenta superar o mal-estar que ficou com o episódio.
Iriny sofreu grande pressão dentro do partido por parte da direção estadual, ligada ao prefeito João Coser, um dos maiores defensores do recuo da candidatura própria. Como Iriny insistiu em manter a candidatura, que fora abonada pela militância em um encontro do partido ainda em 2011, o grupo encontrava muita resistência, sobretudo, porque Hartung, em nenhum momento, confirmou sua entrada na disputa. >>>Leia mais

Vereadores elegem nova Mesa Diretora e podem mudar comando em Kennedy 
Ainda sob reflexos da “Operação Lee Oswald”, que mudou o comando político em Presidente Kennedy, os vereadores do município elegeram, na manhã desta quarta-feira (6), a nova Mesa Diretora da Câmara após o afastamento judicial de todos os membros da anterior. O presidente interino da Casa, vereador José Carlos Barreto de Araújo (PMN), foi efetivo no cargo. Os vereadores Marco Antônio Vieira Novaes, o Marcos Vivacqua (PSB), e Tércio Jordão Gomes (PSC), também foram eleitos, respectivamente, como vice-presidente e secretário da Câmara.
De acordo com informações da Câmara, a disputa teve apenas uma chapa inscrita. Participaram da votação os quatro suplentes que tomaram posse na última segunda-feira (6). Dos nove vereadores do município, apenas o vereador Jocimar Marvila (PTB) votou contra a chapa única. Marvila é um dos poucos aliados do prefeito afastado Reginaldo Quinta (PTB), preso desde a deflagração da operação policial no dia 19 de abril, que permanecem na Casa. >>>Leia mais

Ranna ignora denúncias contra PH e defende instituições contra vinda de força-tarefa 
Depois de Eder Pontes da Silva, chefe do Ministério Público Estadual (MPES), foi a vez do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sebastião Carlos Ranna, colocar uma pedra sobre a abertura de investigações de indícios de corrupção no governo Paulo Hartung. Nesta quarta-feira (6), Ranna se manifestou contra a vinda de uma força-tarefa da Polícia Federal ao Espírito Santo, como solicitou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, nos autos da “Operação Lee Oswald”. >>>Leia mais
Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o conselheiro engrossou o coro de que as instituições capixabas estão funcionando plenamente. “O Tribunal de Contas e o Ministério Público estão fazendo o seu papel. Toda ajuda será bem vinda. Mas se há 10, 15 anos as instituições eram reféns no passado, hoje não mais.”, repetiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário