sábado, 23 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 30/05/2012

BALANCCAPIXAB30/05/2012
PH não gosta de Brasília: Trajetória política de Hartung registra duas renúncias
O anúncio do ex-governador do ES, Paulo Hartung (PMDB), de que não será candidato a prefeito de Vitória surpreendeu alguns aliados, mas não comoveu outros. 
Essa não foi a primeira vez que o ex-governador desistiu de um projeto político. Por duas vezes ele pediu o voto ao eleitor, foi eleito, mas abandonou os cargos no meio do mandato. 
A primeira vez foi em 1990, quando foi eleito deputado federal e renunciou ao cargo para se eleger prefeito de Vitória. 
A atitude de Hartung se repetiu em 1998, quando, aos 41 anos, foi eleito para ocupar uma cadeira no Senado e mais uma vez abandonou o mandato pela metade para se candidatar a governador. >>>Leia mais
PPS também quer se aliar ao PMDB em Vitória e lembra rejeição tucana 
O presidente do PPS de Vitória, vereador Fabrício Gandini (foto), ligou de Vitória para informar que seu partido também quer o PMDB no palanque do candidato do partido à prefeito, o deputado estadual Luciano Rezende. 
"Nós já estamos conversando com o PMDB, mas ao contrário do PSDB, começamos pelas bases. O PSDB começou por cima", observou o vereador na entrevista para a Agência Congresso. 
Gandini disse que na recente pesquisa Enquete, Luiz Paulo tinha uma rejeição de cercade 12%, enquanto Luciano Rezende tinha cerca de 4%, menos, inclusive, do que a de Paulo Hartung. >>>Leia mais
PMDB de Vitória está mais próximo de fechar aliança com Luiz Paulo 
Após o anúncio do ex-governador Paulo Hartung, de que não irá concorrer à prefeitura de Vitória nas eleições deste ano, o PMDB passou a ser a noiva do processo sucessório na capital, e só ontem recebeu duas propostas de união, do PSDB e do PPS, que tem como pré-candidatos à PMV o ex-prefeito Luiz Paulo Velozzo Lucas, e deputado estadual Luciano Rezende. 
Os tucanos foram mais explícitos e ontem mesmo se reuniram com os deputados Lelo Coimbra, pré candidato e presidente da sigla no estado, e deputada Rose de Freitas, em Brasília. Tiveram as primeiras conversas visando formar uma coligação, mas condicionaram qualquer decisão a reuniões que serão realizadas no estado neste fim de semana. 
O PPS também procurou o PMDB mas não as bases; prefere acerto de bastidor com Hartung. 
A possibilidade do deputado Lelo Coimbra compor a chapa como candidato a vice, ou o PMDB indicar outro nome para a chapa encabeçada por Luiz Paulo, chegou a ser discutida na reunião de ontem, segundo um parlamentar presente ao encontro. >>>Leia mais
"Candidatura de Hartung era o melhor para Vitória", diz Ferraço
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), lamentou o anúncio do ex-governador Paulo Hartung, de que não vai concorrer à prefeitura de Vitória. 
Ferraço diz que respeita a decisão de Hartung, mas afirma que desejava para o partido e para a capital capixaba a candidatura do ex-governador. 
"Paulo Hartung teve um papel fundamental para a reconstrução do nosso estado. Embora eu desejasse a sua candidatura, respeito sua decisão, que foi construída com muita reflexão", disse o senador. 
Ferraço diz que a saída de Hartung do cenário das eleições municipais não muda sua decisão de não concorrer à capital capixaba. 
Ferraço já havia sido cogitado pelo presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), como possível candidato do partido. Mas o capixaba afirma que não pretende abrir mão do seu mandato de senador. >>>Leia mais
Hércules Silveira reafirma pré-candidatura e PMDB marca convenção em Vila Velha 
O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) reafirmou sua disposição em disputar a prefeitura de Vila Velha na eleição deste ano. A declaração foi feita durante a reunião do diretório municipal de Vila Velha, nessa terça-feira (29). Participaram também da reunião o vereador Andinho, o presidente do diretório de Vila Velha, Antônio Caldas Brito, e o ex-prefeito de Conceição da Barra, Chico Donato, secretário-geral do PMDB Estadual. 
Hércules vem travando uma batalha com a municipal para garantir sua participação no pleito. Com um capital político elevado, o parlamentar é considerado um dos nomes mais competitivos, capaz de desequilibrar a polarização que se desenha no município entre o prefeito Neucimar Fraga (PR) e o ex-prefeito Max Filho (PSDB). >>>Leia mais
Após desistência da disputa, Hartung deixa o Estado e se afasta de aliados 
Após anunciar que não disputaria a eleição para a prefeitura de Vitória, o ex-governador Paulo Hartung partiu em viagem para o Rio de Janeiro. Fora do Estado, ele reforça a ideia de que não vai mesmo participar da eleição como apoiador de um de seus aliados na disputa. 
Nem mesmo o seu partido, o PMDB parece contar com a participação do ex-governador na eleição, tocando, sem Hartung, as conversas e buscando um reposicionamento no cenário eleitoral de Vitória. 
Aliás, não foi só o PMDB capixaba que foi surpreendido com a decisão do ex-governador, depois de tanto suspense o vice-presidente da República, Michel Temer, que está licenciado da presidência nacional do PMDB, mas continua acompanhando os movimentos do partido, também foi pego de surpresa. Ele já ensaiava desembarcar em Vitória para apoiar o anúncio da candidatura de Hartung. >>>Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário