sexta-feira, 22 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 08/05/2012

BALANCCAPIXAB08/05/2012
Presidente do PPS lança dia 29 candidatos em Vitória e Cariacica
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, confirmou sua ida ao ES no dia 29 de maio para o lançamento das candidaturas de Luciano Rezende para prefeitura de Vitória e de Juninho para Cariacica.
Freire chega no estado dia 28 à noite e no dia 29 participa de eventos nas duas cidades. Ele esteve hoje em Brasília com Luciano Rezende e com o vice-prefeito de Cariacica, Juninho.
Eles participaram da reunião da Executiva Nacional do partido na Câmara. No encontro, falaram sobre o cenário político capixaba, sobretudo da capital, que aguarda o posicionamento do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
Freire criticou nesta segunda-feira em entrevista a Agência Congresso a postura de Hartung por ficar em cima do muro e tentar obter a unanimidade em torno do seu nome, embora não tenha afirmado se deseja ou não concorrer à prefeitura de Vitória.
Roberto Freire também disse que não teme que o PPS fique isolado na capital, e que vai ao Estado apoiar o nome de Luciano "que está bem colocado nas pesquisas".>>>Leia mais
Ex-secretário José Teófilo recorre ao MPES para evitar força-tarefa da Polícia Federal
Após confirmar a participação na operação de compra e venda de terrenos para a Ferrous Resources em Presidente Kennedy, o ex-secretário e atual sócio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), José Teófilo de Oliveira, recorreu ao Ministério Público Estadual (MPES) para que comande as investigações sobre o caso. O pedido acontece logo depois do anúncio da Polícia Federal do recebimento das denúncias de supostas irregularidades na negociata, transcritas na decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), desembargador Pedro Valls Feu Rosa.>>>Leia mais
Decisão sobre royalties: Enfim uma solução favorável ao ES
"Foi a vitória possível", disse a deputada Rose de Freitas (PMDB) após a penúltima reunião da Comissão Especial dos Royalties na Câmara Federal.
O grupo foi constituído há dois meses pela presidência da Câmara, para encontrar uma solução sobre a polêmica divisão dos royalties do petróleo.
O parecer ao projeto de lei 2565 - divisão dos royalties - apresentado hoje pelo relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) não trouxe nenhuma novidade.
Mas o documento agradou a maioria dos 11 membros da comissão formada por representantes de estados produtores e não produtores de petróleo.
O relatório mantém a receita dos estados e municípios produtores - com base na arrecadação de 2011 - o que é bom para o ES, mas desagrada ao Rio. Os dois estados são os maiores produtores de petróleo do país.
A alteração de contratos já licitados foi o item mais polêmico do relatório e deve ser vetado pela presidenta Dilma. Zarattini disse que vai buscar um entendimento no Senado para que a proposta da Câmara seja aprovada lá sem alterações.>>>Leia mais
Acordo garante candidaturas do PSDB e PPS até o fim do período pré-eleitoral

A menos de um mês para o início das convenções partidárias, a confluência das lideranças para um palanque único em torno do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) torna-se cada vez mais difícil. Além da resistência da deputada federal Iriny Lopes (PT) em manter a candidatura à prefeita de Vitória, os outros dois candidatos mais fortes na disputa também não vão entregar os pontos tão facilmente.
 A tendência é que, tanto o ex-prefeito da Capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), quanto o deputado estadual Luciano Rezende (PPS), devem manter suas candidaturas, pelo menos até o fim do período pré-eleitoral. Caso haja desistência em favor de Hartung, ela deve acontecer com as convenções partidárias, que acontecem em junho próximo. 
 Essa configuração do cenário por parte dos aliados deve depender também da definição do PT. Se o partido recuar da candidatura própria, o PSDB e o PPS têm resistências a aderir ao grupo de Hartung, já que a promessa é de que o PT venha a compor a vice na chapa do ex-governador, movimentação inaceitável tanto para os tucanos quanto para o PPS. >>>Leia mais
Entregar partido a Hartung não solucionará problemas do PT

O prefeito de Vitória João Coser vem adotando um discurso para dentro do PT de que a retirada da candidatura da deputada federal Iriny Lopes vai favorecer as alianças para os demais candidatos do partido no Estado na eleição deste ano. Essa justificativa, porém, não convence os meios políticos. 
Isso porque a situação dos candidatos petistas não se resolverá apenas com as alianças e a expectativa é de que o partido não repita o desempenho de 2008, quando terminou o ano eleitoral com um saldo de seis prefeituras no Espírito Santo. 
Entre observadores, a candidatura com mais condições de disputa é justamente a da deputada federal Iriny Lopes. As pesquisas realizadas na Capital não correspondem ao real potencial do partido na cidade e a possibilidade de a disputa ser decidida em dois turnos é real. >>>Leia mais

Pimentel confirma encontros, mas nega ‘intimidade’ com envolvidos em fraudes

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), José Antônio Pimentel, confirmou a existência de encontros entre ele e o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), que está preso, acusado de chefiar a quadrilha que atuava em fraudes na prefeitura. Relator das contas do petebista no TCE, Pimentel classificou os encontros – flagrados nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal durante as investigações da “Operação Lee Oswald” – como normais e uma “prática no tribunal”.
Em entrevista à Rádio CBN Vitória na manhã desta terça-feira (8), o conselheiro afirmou que fez apenas orientações ao prefeito e ao procurador-geral do município, Constâncio Borges Brandão, ambos presos durante a operação policial, em relação aos itens questionados nos editais de licitação da prefeitura. 
Pimentel atribuiu o tom de intimidade nas ligações feitas pela dupla ao fato de ser conhecido pela classe política, já que antes de assumir o cargo no TCE, ele presidiu a Escelsa e chegou a ocupar a chefia da Casa Civil no governo Paulo Hartung (PMDB). Em sua defesa, o conselheiro disse que não detém “informações técnicas” sobre o processo.>>>Leia mais

Funcionária pública acusa deputado Gildevan Fernandes de abuso sexual

A funcionária pública da prefeitura de Pinheiros, Débora Cardoso Silva, acusa o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) de abuso sexual. Segundo a vítima, o crime teria acontecido em julho do ano passado, no trajeto entre os municípios de Boa Esperança e Pinheiros. Nesta época, Débora era assessora do juiz Ronaldo Domingues e seguia de carona com Gildevan, para uma reunião com o magistrado e o deputado.
“O doutor Ronaldo fora transferido para Boa Esperança e queria retornar para Pinheiros, como o deputado Gildevan freqüentava a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, da qual meu pai é o pastor há mais de 30 anos, havia proximidade suficiente para pedir ao deputado que intercedesse para que o juiz retornasse ao município. Desta maneira, eu poderia continuar trabalhando com o doutor Ronaldo em Pinheiros. Do contrário, perderia o emprego, pois não queria morar em Boa Esperança”, explica. 
No depoimento que deu à Promotoria de Justiça de Pinheiros, Débora conta os detalhes do ato de assédio praticado pelo deputado. Na ida para Boa Esperança, segundo a vítima, a viagem transcorreu normalmente. No retorno, entretanto, o deputado passou a fazer perguntas maliciosas a Débora. Ela havia passado por uma cirurgia de lipoaspiração há 15 dias e, por recomendação médica, usava uma cinta abdominal, acessório que, segundo a vítima, pode ter ajudado a evitar a consumação do estupro. >>>Leia mais

Espírito Santo perde Rio de Janeiro na briga por royalties 

O Espírito Santo perdeu um forte aliado na briga dos royalties do petróleo nesta segunda-feira (07). O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), não aceitou o relatório final da emenda proposta pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP), de manter o valor pagos pela exploração de gás e óleo tendo como referência os valores pagos em 2011 até 2023. O acordo entre a bancada capixaba e o deputado paulista foi considerada positiva por aliados do governo do Estado. 

 Nesta terça-feira (08), o relatório final de Zarattini será apresentado na Comissão dos Royalties na Câmara dos Deputados, em Brasília. A emenda deve entrar para votação na próxima quarta-feira (09). O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) orientou a bancada fluminense a votar contra o relatório do deputado Carlos Zarattini, no grupo de trabalho criado na Câmara. A deputada Rose de Freitas esteve reunida com o governador do Rio na tarde desta segunda-feira. 
"A conversa não foi positiva com Cabral, já que o Rio de Janeiro vai perder muito sua produção se manter os ganhos de 2011 até 2023, como está no relatório final", destaca Rose.

Com essa posição o Espírito Santo não será prejudicado, porque os campos do litoral capixaba crescem, mas tendem a diminuir a produção por volta de 2015, segundo a Deputada Rose de Freitas. Já os campos no litoral fluminense estarão em franca produção nos próximos anos, sendo desvantagem manter os patamares arrecadados em 2011. >>>Leia mais
Delegado de polícia é o primeiro a ser ouvido em julgamento
Começou na manhã desta terça-feira (08) o júri popular dos acusados de matarem a empresária Cláudia Soneghete Donati e a doméstica Mauricéia Rodrigues, em 2003, na Ilha do Frade. Cristiano dos Santos Rodrigues e Renato dos Santos Rodrigues são apontados como os executores do crime. Cristiano trabalhava como jardineiro na casa da empresária. Renato é irmão dele. O marido de Cláudia, Jorge Donati, prefeito de Conceição da Barra, é acusado de ser o mandante.
O delegado Cláudio Vitor, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi ouvido. Ele foi um dos delegados que atuaram nas investigações do crime da Ilha do Frade e chegou a presidir o inquérito policial na época. O delegado disse que na época fez uma acareação entre Cristiano e Jorge Donati. Na ocasião, o agora prefeito negou ter sido o mandante do crime, já Cristiano permaneceu calado, sob orientação do advogado.
Ao todo são sete jurados, seis homens e uma mulher. Familiares das duas vítimas assistem ao júri. Eles chegaram ao Fórum Criminal de Vitória vestindo uma camisa com fotos das duas vítimas e os dizeres "mais injusto que ser alvo da violência é ser vítima da impunidade".
A irmã de Mauricéia, Maurina Rodrigues, diz acreditar na Justiça. "A gente espera que a justiça seja feita, só isso. Se Deus quiser, eles vão ser condenados".>>>Leia mais
PPS trabalha com hipótese de que Hartung não será candidato
O deputado estadual Luciano Rezende, presidente do PPS/ES e o vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, participaram hoje da reunião da Executiva Nacional do partido na Câmara.
No encontro, falaram sobre o cenário político capixaba, sobretudo da capital, que aguarda o posicionamento do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
Parte do PT do ES não apóia a candidata Iriny Lopes, que chegou a enviar uma carta ao presidente nacional do partido cobrando apoio.
Para Juninho, a possibilidade da candidatura de Hartung está cada vez mais difícil, uma vez que alguns partidos já se manifestaram o desejo de concorrer, como o PPS e PSDB.
"Até semana passada eu acreditava na candidatura de Hartung, mas essa possibilidade diminuiu bastante com o posicionamento do PPS, por exemplo. Hoje acho muito difícil que ele seja candidato", disse Juninho.>>>Leia mais
Prefeito quer evitar intervenção em Presidente Kennedy
Na quinta-feira vence o prazo para apresentar argumentos de que não é preciso intervenção
Vence na quinta-feira (10) o prazo dado pelo Tribunal de Justiça (TJES) para que o prefeito interino de Presidente Kennedy, Jaderci Terra (PMDB), apresente argumentos para impedir o processo de intervenção no município. A solicitação foi feita no mês passado pelo Ministério Público Estadual após a deflagração da Operação Lee Oswald, que levou 28 pessoas para a cadeia, entre elas o prefeito Reginaldo Quinta; e afastou quatro dos nove vereadores.
De acordo com a assessoria da prefeitura, a tentativa é de responder ao TJES o mais rápido possível, mas não se sabe se será possível antecipar o envio da documentação.
Mesmo com alguns serviços interrompidos, o prefeito interino acredita que o dever de casa está sendo feito e se mostra confiante em relação aos resultados do trabalho. “Já conseguimos resolver bastante problemas para que não seja preciso a intervenção. São medidas muito duras, mas que estão sendo tomadas para alcançar a normalidade”, disse.>>>Leia mais
Pau que dá em Chico...
Ao adotar as medidas que foram tomadas pelo próprio Tribunal de Contas para afastar os conselheiros Humberto Messias e Marcos Madureira tudo indica que o procedimento com o conselheiro José Antônio Pimental será o mesmo. Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Nunca esquecendo que a relação flagrada pela Polícia Federal é de  uma cumplicidade imensa entre um prefeito, acusado de chefiar uma das maiores quadrilhas de assalto aos cofres públicos, e o relator das suas próprias contas, que é justamente o Pimental. É uma trama coloca em xeque esse novo momento de moralidade no Tribunal de Contas. Um tropeço aí e a vaca vai pro brejo.>>>Leia mais
Acusados de morte de mulher de empresário vão a júri popular no ES
Esposa de Donati e empregada doméstica foram mortas na Ilha do Frade.

Jardineiro e irmão são acusados do assassinato.
Nove anos após o assassinato da empresária Cláudia Soneghete Donati, na época com 28 anos, e da empregada doméstica Mauricéia Rodrigues Donato, de 20, os acusados pelo chamado "Crime da Ilha do Frade" serão julgados nesta terça-feira (8), Espírito Santo. Irão a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular de Vitória o jardineiro Cristiano dos Santos Rodrigues e seu irmão, Renato dos Santos Rodrigues, acusados de matar as duas mulheres.
Segundo Tribunal de Justiça (TJ-ES), o acusado de ser o mandante do crime é o empresário e prefeito de Conceição da Barra, município da região Nordeste do Espírito Santo, Jorge Donati, que está preso pela acusação de ser também mandante de mais dois assassinatos. Os dois irmãos alegam ter sido contratados por Donati para matar Cláudia. Mauricéia acabou sendo assassinada como queima de arquivo por ter visto o morte da patroa, dentro da mansão do casal, na Ilha do Frade, na capital.
Pelo crime, cometido no dia 15 de janeiro de 2003, foram pronunciados pela Justiça o empresário Jorge Donati, Cristiano e Renato. Entretanto, depois do pronunciamento, Jorge Donati foi eleito prefeito em 2008 e, com isso, adquiriu direito a foro privilegiado. Enquanto for prefeito, Donati só poderá ser julgado pelo Pleno do TJ-ES. Ele somente será submetido a júri popular se perder o mandato de prefeito. >>>Leia mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário